quinta-feira, 23 de maio de 2013

Prefeito deve explicações à população


Qualquer pessoa pode ser processada e isso não quer dizer que tenha praticado aquilo que a denúncia aponta, até que se prove. Na política, é comum que adversários ingressem com ações judiciais para que o oponente sangre até o julgamento.

Porém, independentemente de quem seja o autor – popular, Ministério Público etc – o político, principalmente com mandato, tem que ter a consciência de que deve se explicar à população, a qual representa, e não apenas ao juiz.

Recentemente, o prefeito de Cachoeiro, Carlos Casteglione (PT), foi alvo de ação de improbidade administrativa (acumula cinco ações) e a expectativa era de que ele convocaria uma coletiva de imprensa para se explicar. De fato, agendou a coletiva, porém para falar sobre a mudança de endereços no município, o tal projeto ‘Endereço Cidadão’.

Ora, o prefeito representa 200 mil habitantes e a maioria dos 130 eleitores confiou, por duas vezes, a condução da cidade e do dinheiro aqui produzido a ele. Casteglione, assim como qualquer outro representante popular, deve sim explicar quaisquer dúvidas que coloquem em cheque a sua probidade.

O silêncio é equivalente ao consentimento, e a omissão deixa subtendida a existência de pudor em tratar o assunto, ao mesmo tempo em que consolida imagem negativa junto à população. Ao contrário do que se quer passar, não presenciamos o exercício pleno da transparência nesse aspecto.

Vejo que o prefeito deve explicações à sociedade cachoeirense: dizer que errou ou que não errou, explicar o porquê de cada atitude da administração diante das acusações ajuizadas e o que mais for necessário. A população aguarda uma satisfação, enquanto ela não vem, diversos julgamentos são feitos em todos os cantos da cidade. Assim, Casteglione pode ser condenado à revelia pelo eleitorado. 

Um comentário:

  1. O mal dele é que por ser partidário atende conversas atravessadas do staf do PT em Cachoeiro. Ai para que membros do Staff não caiam em desgraça e percam a teta, ele se cala em corporativismo.

    Caro jornalista, porque a AGERSA nunca prestou Contas do que recebe e como gasta a FORTUNA que recebe da FOZ. Voce sabia que a AGERSA recebe repasse em cima do FATURAMENTO BRUTO da arrecadação mensal da FOZ? #ficadicaparareportagem.

    ResponderExcluir