sábado, 11 de maio de 2013

Período de tensão pré-eleitoral

Enquanto o governador Renato Casagrande (PSB) prefere não falar sobre política, as ações não seguem o mesmo direcionamento das palavras. Para fortalecer o seu projeto político, ele já conta com oito ex-prefeitos em seu governo.


Pela manobra e considerando que os ex-prefeitos entendem de gestão e não estão em débito com a probidade, o socialista não está errado. Porém, não é exatamente o que ocorreu nesta semana.

No afã de ter nomes fortes ao seu lado, o governador não mediu os riscos em nomear a ex-prefeita Norma Ayub (DEM) como assessora na Casa Civil. Há pouco tempo, ela foi presa pela operação Derrama, por suposta participação em esquema de fraude e ainda é alvo de investigação.

Embora Norma não tenha conseguido êxito em eleger seu sucessor em Itapemirim, Estevão (PMDB), mesmo com o apoio do ex-governador Paulo Hartung (PMDB), ela teve dois mandatos no município e tem forte capital político por lá. E é neste ponto que está o interesse principal de Casagrande.

Não há de se contestar a capacidade técnica da ex-prefeita, tanto que teve a aprovação da população de Itapemirim, porém seria de bom grado o governador aguardar o encerramento das investigações antes de nomeá-la. Ou seja, ter a mesma cautela que teve em manifestar apoio à reeleição de Theodorico Ferraço (DEM) na Assembleia Legislativa quando Norma foi presa.

Um comentário:

  1. Prezado
    Sua publicação é deveras interessante, mas se me permite, vou descordar de postagem. O Governador esta certo em arrebatar ex politicos sem mandato, ele só tem esta alternativa visto que o cenario começa a complicar com o ensaio de Magno Malta e de Paulo Hartung, pois seus correligionários já começam a ventilar suas crendenciais ao Governo 2014, mesmo que PH esteja buscando um meio para blindar no ninho a proximidade do Magno junto ao PMDB. Buscando assim, uma aproximação velada ao PT na pessoa do Rodrigo Coelho para ser seu vice.
    Aliado a estes ensaios o governo busca governabilidade, mesmo que seja com aliados que respondem à justiça seus problemas políticos individuais.

    ResponderExcluir