quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Três possíveis razões do apoio de Hartung a Ricardo

O governador Paulo Hartung (PMDB) é tido como o responsável pela reviravolta no cenário político capixaba, que tirou do vice-governador Ricardo Ferraço (PMDB) o sonho de disputar o governo. Nesta semana, Hartung foi para a televisão e rádio pedir voto para Ricardo, que é candidato a senador.

Até então tudo segue normal, já que Ricardo é candidato de Hartung. No entanto, o senador Renato Casagrande (PSB) também é seu candidato, à sua sucessão inclusive. Nem por isso, Hartung apareceu nas telas para pedir votos ao socialista, que, no momento, aguarda o tempo para vencer as eleições no primeiro turno. Nem há previsão de Hartung gravar depoimento para a propaganda eleitoral de Casagrande.

O apoio de Hartung pode ter três motivos. Um seria compensar ao seu vice todo constrangimento passado em maio deste ano, ao substituí-lo por Casagrande na disputa pelo Palácio Anchieta. Sem dúvida, ruíram na frente de Ricardo quase oito anos de construção para torná-lo governador.

Outra hipótese é a retomada da chamada chapa clandestina, que sustentaria a candidata ao Senado, Rita Camata (PSDB), e desidrataria a reeleição do senador Magno Malta (PMDB). Para isso, Hartung fortaleceria Ricardo para que o crescimento de Rita mirasse a queda de Magno. Não duvido que venha chumbo grosso contra Malta na reta final das eleições. No momento, já plantam que Rita estaria empatada tecnicamente com o republicano.

O terceiro motivo pode ser o tiro pela culatra dado por Hartung. Ou seja, ao tentar sangrar Magno acabou por devolver e intensificar o chamado ‘abril sangrento’ chorado por Ricardo e colocar a vitória de seu vice em risco. Entende-se que o apoio atende ao chamado de quem precisa de ajuda.





Nenhum comentário:

Postar um comentário