quinta-feira, 7 de março de 2013

Ricardo Ferraço lamenta derrubada de vetos


O Congresso Nacional derrubou os vetos da presidente Dilma Rousseff (PT) à nova lei dos royalties do petróleo. Com isso, o Espírito Santo e o Rio de Janeiro perdem quantias consideráveis, que abalarão seus orçamentos.

A situação força as bancadas destes dois estados a ingressar com ação no Supremo Tribunal Federal (STF), ancorando-se na inconstitucionalidade diante dos direitos assegurados a estados produtores. A votação determina divisão igualitária dos royalties e fixa como critério para distribuição o Fundo de Participação dos Estados (FPE).

O senador Ricardo Ferraço (PMDB) lamentou a decisão do Congresso. “Escolheu o pior dos caminhos, que é o caminho da inconstitucionalidade, da falta de razoabilidade, punindo os Estados e municípios produtores. Estes é que são fortemente impactados pela indústria do petróleo e gás e precisam ser indenizados”.

Pelo visto, no caso do senador peemedebista, não adiantou muito seguir a maioria votando na condução de Renan Calheiros (PMDB), alvo de inúmeros processos, para a presidência do Senado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário