terça-feira, 28 de setembro de 2010

Serra: o laranja de Marina

Na semana passada, li uma frase engraçada - e verdadeira - no Twitter sobre as eleições presidenciáveis. Dizia que Marina Silva (PV), diferentemente da onda verde, provocava a ‘onda laranja’, já que votando nela quem irá para o 2º turno das eleições é o candidato José Serra (PSDB).

E é verdade. Algumas pesquisas apontam que a queda de 5% da petista Dilma Rousseff teve como principal beneficiária a candidata do partido verde. A possibilidade de Marina crescer ainda mais nas pesquisas de intenção de voto é grande. Porém, imagino que o teto para ela seja os 15%, ou seja, índice insuficiente para disputar a outra etapa somente com a Dilma.

Por conta dessa realidade, são muitos os tucanos que pintaram suas penas de verde. Pois sabem que somente poderão chegar ao 2º turno através de Marina Silva. Serra não apresenta propostas que vão de encontro às já mostradas pelo PT, não tem nada reluzente, até mesmo sua promessa de aumentar o salário mínimo para R$ 600,00 não surtiu o efeito esperado.

A única manifestação de Serra que serviu para atingir Dilma foi a denúncia de tráfico de influência na Casa Civil. Sem dúvida, a acusação – que ele diz que foi a imprensa que fez e não ele, apesar de a imprensa citada ser de sua fauna – abriu uma leve ferida na candidatura petista. Fora isso, os votos de Serra só existem mesmo para impedir a definição destas eleições no 1º turno. Se Marina contribuir, a vitória petista só será adiada, feliz ou infelizmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário