quarta-feira, 10 de abril de 2013

Menos um deputado: vai sobrar para o sul


Por decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o Espírito Santo perderá um deputado federal a partir das eleições do próximo ano. A alteração tem como base os dados do Censo 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Atualmente, o sul do estado só tem um representante na Câmara dos Deputados, que é o parlamentar Camilo Cola (PMDB) - foto. Ainda assim, vale ressaltar que ele assumiu o cargo após vacância surgida com a eleição de Audifax Barcelos na prefeitura de Serra, em 2012.

Quero ressaltar com isso a dificuldade que os municípios sulinos têm em eleger seus representantes em nível nacional. Com isso, é muito provável que a única vaga que o estado perderá, das 10 que tem em Brasília, seja do sul do estado.

De acordo com os números de 2012, divulgados pelo TRE, o Espírito Santo tem 2.623.944 de eleitores, sendo que aproximadamente 25% estão nas cidades do sul estado. A cada eleição, os partidos lançam novos candidatos, muitas vezes no intuito de promover o nome para o pleito seguinte. Somado aos vistosos investimentos eleitorais feitos por candidatos de outras regiões, a divisão de votos fica tão intensa que inviabiliza o êxito de um candidato sulino.

Em todas as eleições gerais, vem à tona a campanha sobre o voto sul. Sem dúvida, sou a favor desta ideia, enquanto não há a reforma política e a implantação do voto distrital. Porém, essa é uma conscientização que deve ser contínua e não somente em períodos eleitorais. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário