quarta-feira, 2 de abril de 2014

Quem apoiou a ditadura em Cachoeiro?

Assim como nos grandes centros, Cachoeiro de Itapemirim também foi cenário da mão covarde da ditadura militar. E da mesma forma como houve vítimas desse sistema, tiveram aqueles que 'marcharam' juntos com a linha dura militar. 

Atualmente, ex-apoiadores e simpatizantes se colocam contra o regime militar, que durou 21 anos, a partir de 1964. Talvez, foram apenas a favor do 'golpe' e não da ditadura. Ou estão arrependidos; ou não revelam a predileção pelo regime frente à maioria que a abomina.

O vereador Elias do PT, na sessão ordinária de terça (1), disse que "gostaria que fosse criada uma Comissão Municipal da Verdade em Cachoeiro". 

Assim, os cachoeirenses poderiam ter conhecimento das histórias deste tempo sombrio: se houve mortes, torturas, corrupção; e também ouvir as explicações daqueles que empunhavam à arma para manter os militares no poder.

Os meios legais para a abertura de uma Comissão Municipal da Verdade existem. Já que um vereador manifestou o interesse, pode ser que ele se dedique para que aconteça. Sem dúvida, seria uma contribuição histórica tamanha para Cachoeiro, sem contar que podem surgir elementos para que a Justiça seja feita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário